Trabalho Economia
EVERSON ANTUNES PEREIRA / Agronegócios
Pesquisa apresentada à disciplina de Economia Básica, como requisito parcial para obtenção da certificação final.
Professor: Alex Faverzani
Ivaiporã
2014
Introdução- Plano Real (Pós 1994)
Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo foco é a análise da evolução da indústria de fundos de investimentos no Brasil, e sua importância para economia nacional.
Com a implantação do Plano Real, (Plano de Estabilidade Econômica), em 1994, o cenário econômico brasileiro mudou drasticamente, passou-se a conviver com uma relativa estabilidade monetária, e como consequência, o sistema financeiro nacional passou a conviver com margens reduzidas de rentabilidade, com o estreitamento do mercado, a entrada de bancos internacionais, a eliminação dos ganhos inflacionários e o surgimento e sofisticação de instrumentos financeiros.
Nesse novo cenário econômico, surgiram novas demandas para o mercado financeiro, e foi a partir desse momento que a indústria de fundos de investimentos cresceu e consolidou-se, apresentando a maior evolução e desenvolvimento, dentre os produtos de captação bancária. Essa indústria administra um patrimônio superior a R$ 700 bilhões (dez/2005) equivalente a cerca de 40% do PIB brasileiro e ganha cada vez mais importância na economia nacional, como instrumento de poupança a disposição de significativa parcela da população, e como provedora de recursos para o setor produtivo e para o governo no financiamento e alongamento da dívida pública do país.
Na caracterização da pesquisa busca-se contextualizar a evolução da indústria dos fundos de investimentos ao longo dos últimos anos, e a forma que esse tipo de investimento financeiro evoluiu e desenvolveu-se no mercado financeiro brasileiro. Busca-se também, relatar os impactos e tendências desse segmento, e sua importância