TRABALHO ECONOMIA
DEROCI DA SILVA FEITOSA JUNIOR RA 3909698109
Introdução
O problema da desvalorização monetária no Brasil em grande parte se dá pelas políticas econômicas adotadas por parte do governo. Na verdade, o nosso grande problema não é a desvalorização da moeda face ao valor da moeda de câmbio internacional, o dólar, e sim o poder de compra dos brasileiros. Na história recente da economia brasileira, temos que, a pouco tempo, não que 20 anos saímos de situação monetária e financeira bastante ruim com o plano de salvação nacional do plano real.
Pensamos também que as politicas econômicas estabelecidas pelo consenso de Washington e exigidas pelos organismos internacionais como FMI e Banco Mundial como se fossem bulas para o bom desempenho econômico não atenderam as expectativas inicialmente desejadas apenas aumentou o abismo entre os pobres e os ricos, não só do Brasil, mas em todas as economias subdesenvolvidas que se sujeitaram aos planos dos economistas de países desenvolvidos.
Não obstante, a politica neoliberal não foi adotada em países como a China e a Índia que cresceram nos últimos 25 anos, e cresceram com qualidade, não apenas em números como é caso do Brasil, inconstante e dependente basicamente de medidas paliativas, que não resolvem apenas arrastam os problemas. Vamos tentar expressar nos parágrafos seguintes o contexto da nossa economia, sem, é claro, a pretensão de resolver um problema econômico complexo, difícil e bastante técnico, mas vamos fazer alguns apontamentos e discussões. O Brasil viveu na década de 1980, a chamada década perdida, sérios problemas econômicos e monetários. As cédulas eram constantemente recolhidas e carimbadas aumentando a quantidade de zeros, tamanha era a desvalorização da moeda. Nos supermercados os preços subiam e, questões de horas, uma loucura monetária.
No fim da referida década tivemos as eleições diretas o país vive, então um momento histórico no qual o povo volta às urnas para escolher o seu