Trabalho economia C polui o ambiental
A poluição ambiental
Susana Teixeira
Economia C
2014/2015
Introdução
A qualidade de vida, prosperidade e crescimento económico dependem de vivermos dentro dos limites dos recursos ecológicos. A atividade humana tem tido, nos últimos anos, um grande impacto no ambiente e nós, enquanto cidadãos, deveríamos ser sistematicamente postos à prova enquanto protetores deste grande bem natural que usufruímos, o planeta Terra, a partir de pequenos gestos ecológicos que fazem toda a diferença no que toca ao ambiente.
Sendo a pegada ecológica da Europa uma das maiores do planeta é importante identificarmos fatores decisivos na redução desta pegada, e neste trabalho seremos confrontados com programas, legislações e ideias que visam limitar esses gastos.
Poluição Ambiental
Definição:
É o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente.
A poluição ambiental é uma consequência das ações do Homem no planeta. O crescimento económico fez com as necessidades das pessoas fossem cada vez maiores, assim teria de se produzir mais, ou seja gastar mais matérias-primas, para que essas mesmas necessidades fossem satisfeitas. Por isso o cuidado que se tem de ter é ao nível da intensidade da produção que se faz e dos problemas que poderá trazer à natureza. Assim, temos de ter em atenção, não só a poluição que a produção faz, mas também estarmos atentos aos recursos não renováveis que existem.
A poluição do ambiente poderá ser assim: atmosférica, do solo, da água, sonora e luminosa.
Em Portugal, a mais preocupante poderá se dizer que é ao nível do ar. A comissão Europeia, no passado Setembro de 2014 ameaçou processar Portugal por não cumprir os limites de emissão de partículas finas em suspensão (PM10) na atmosfera. Uma das grandes preocupações da comissão europeia é que estas partículas provocam inúmeras doenças respiratórias em cerca 300 mil europeus que morrem prematuramente, já em