Trabalho economia política
ALUNAS:
1. A regulação macroeconômica é de curto prazo considerando riscos de bolhas especulativas e depressões. Desenvolva um texto sobre essa questão.
2. “Existem 202 milhões de brasileiros. Existem 202 milhões de índices de inflação.” Comente o fato descrevendo o que é um índice inflacionário. Destaque os dois principais e a sua importância para suas relações comerciais.
3. A inflação é menos pior do que a deflação? Sim ou não ? justifique.
4. A moeda e o crédito precisam da lei ? por que?
5. Descreva os três instrumentos de política monetária, explique como funcionam no caso de controle de inflação em alta. Que efeitos têm?
Questão1
A definição de Macroeconomia, segundo o livro fundamentos de economia, é: o estudo da economia como um todo que analisa a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda, e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamento e taxa de câmbio. Diferente da microeconomia, a macroeconomia trabalha com aspectos gerais e de curto prazo, como, por exemplo, o desemprego, ou seja, a regulação macroeconômica também é de curto prazo por conta dessa generalidade com que a macroeconomia trabalha.
A ideia de bolhas especulativas está relacionada à forte desvalorização ou valorização do preço de um ativo que são geradas – a valorização ou desvalorização- pela especulação de tendências futuras dos setores econômicos.
Considerando essas duas definições, se estabelece uma relação entre a regulação de curto prazo macroeconômica e o risco de bolhas especulativas. A regulação em curto prazo da macroeconomia estabelece no mercado uma situação de certa instabilidade, pois as situações dos setores econômicos mudam de forma rápida ou em curto prazo. Essa rápida mudança traz como coloraria a especulação que pode gerar uma grande valorização ou desvalorização de ativos. Essa variação de valorização ou