TRABALHO ECONOMIA POLITICA
DEPARTAMENTO JURIDICO
AMANDA SILVA MARCIANO
LOIDO JUNIO LIMA DA SILVA
PEDRO HENRIQUE DA SILVA MORAES
PENSAMENTO ECONOMICO DE SMITH , MARX E KEYNES
GOIÂNIA
2014
AMANDA SILVA MARCIANO
LOIDO JUNIO LIMA DA SILVA
PEDRO HENRIQUE DA SILVA MORAES
PENSAMENTO ECONOMICO DE SMITH , MARX E KEYNES
Trabalho para complementar a nota de N1 do curso de Direito da Pontificia Universidade Catolica de
Goias, na materia de Economia Politica da turma
A07.
GOIÂNIA
2014
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos abordar o tema dos pensadores economicos Adam
Smith, Karl Marx e Jhon Keynes . Onde cada um traz suas teorias de acordo com as épocas em que viveram mas cad aum deixando conceitos e estruturas que ate hoje são referência para o estudo.
Iremos aborda conceitos como a mão invisivel do mercado , teoria da maisvalia, fetiche da mercadoria , o valor do trabalho e de troca ou como o estado deve ser intervecionalista para que sua economia seja mantida em equilibiro, apesar de que emn alguns pontos certas teorias tenha ate afinidades de modo geral todas abordam um metodo novo para se definir de como deve estabelecer-se um economia que seja ''igualitaria'' a todos.
•
ADAM SMITH
Adam Smith nasceu em 5 de junho de 1723 na cidade de Kirkcaldy, — Faleceu na capital escocesa em 17 de julho de 1790, depois de uma dolorosa doença.
Encontra-se sepultado em Canongate Churchyard, Edimburgo, na Escócia.
O escocês Adam Smith é considerado o pai do liberalismo econômico. A riqueza, segundo ele, é alcançada a partir do trabalho, e não da posse da terra. O preço de mercado dos produtos é fixado por meio da lei natural de oferta e procura.
Para Smith, só é possível conseguir a justiça social e a harmonia nas sociedades com a livre competição e o livre comércio.
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das