Trabalho Economia Politica
EMPRESAS SOCIAIS E INDIVIDUAIS
FOZ DO IGUAÇU - PR
MARÇO DE 2015
ACADÊMICOS: Alexandre Barbosa
Gabriel Neto Larissa Scherer Thiago Stradolino
EMPRESAS SOCIAIS E INDIVIDUAIS
Trabalho da disciplina de Economia Política, como requisito para obtenção de nota e aprendizado, sob a orientação do Prof. MS. Edinaldo Beserra.
FOZ DO IGUAÇU – PR MARÇO DE 2015
INTRODUÇÃO
A atividade empresarial é o principal fator impulsionador da economia, mas, a exploração de uma atividade econômica organizada sempre envolve riscos, seja para os sócios de uma sociedade empresária, seja para o empresário individual.
O presente trabalho estudará as determinadas sociedades e suas aplicações no direito. Entre elas: a sociedade simples, sociedade anônima, sociedade em comum, sociedade limitada, sociedades coligadas, sociedades em nome coletivo, sociedade em contradição econômica, associações cooperativas e empresas individuas, sendo elas estudadas e analisadas neste trabalho. Serão abordados os aspectos gerais em relação à formação da sociedade simples, a relação dos sócios, o papel dos administradores, a resolução da sociedade em relação ao sócio minoritário e a dissolução.
A Sociedade anônima leva em consideração a pessoa jurídica de direito privado, de natureza eminentemente mercantil, em que o capital social é dividido em ações de igual valor nominal, que são de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade do sócio ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Sociedade Limitada é aquela formada por duas ou mais