TRABALHO ECONOMIA JOHN STUART MILL
CURSO DE DIREITO 7º PERÍODO
TRABALHO DE PRÁTICAS JURÍDICAS:
PETIÇÃO ALIMENTOS ARTIGO 732 CPC PROFESSORA: ELCE ARRUDA
ADRIANO DOS ANJOS VALE
BELO HORIZONTE
2013
CONTEXTO HISTÓRICO:
A Inglaterra da década de 1850, na qual John Stuart Mill escreveu “sobre A Liberdade” era uma sociedade profundamente conservadora, na qual os escritos de Mil defendendo a liberdade econômica e moral do individuo sobre o Estado, foram vistos como de extrema radicalidade.
Em ( 1837/1901) a Era vitoriana deu um evidente aumento das liberdades pessoais e políticas da sociedade Inglesa, se destacando nessa época o movimento das feministas, dos cartistas e dos abolicionistas, deixando ainda claro que, embora reformistas, a sociedade Vitoriana pode de maneira alguma ser encarada como revolucionária.
Em 1850 embora se mostrasse uma força a ser considerada, a mulher só alcançou seus direitos em 1882, nove anos após a morte de Mill, com o (ACTO DE PROPRIEDADE DA MULHER CASADA),aprovado pelo Parlamento.
Já o movimento Cartista (1830-1858), dentre os diversos objetivos do movimento, os mais significativos são:
1- Um voto para cada homem (sufrágio universal masculino)
2- Voto secreto
3- Eleição anual
4- Distritos eleitorais com a mesma população, assegurando que os votos tenham a mesma representação
5- Remuneração dos parlamentares
6- Fim das restrições de renda para os parlamentares
O movimento abolicionista inglês, um dos mais fortes do mundo na época, foi o grande responsável pela pressão exercida sobre o governo inglês para que este tomasse medidas contra os países escravagistas. Após a abolição da escravatura em 1833, a próxima vitória dos abolicionistas foi a aprovação do Aberdeen Act,( legislação da Grã-Bretanha promulgada em 8 de Agosto de 1845, que proibia o comércio de escravos), que dava à Marinha britânica o