Trabalho ecologia uff
Ministério da Educação
Universidade Federal Fluminense
Escola de Engenharia
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
TRABALHO DE ECOLOGIA
Logística Reversa
Aluna: Natália do Valle Alves Silva
Turma: C1
Professor: Luiz Renato Vallejo
Niterói, 05 de outubro de 2014.
Logística Reversa
Conceitos
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
É a parte da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem.
Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal.
Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobrecarga dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.
A logística inversa aborda as questões que envolvem a recuperação de produtos ou parte destes, embalagens, materiais, dentre outros, desde o ponto de consumo até o local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo na atualidade.
Importância
O processo de logística reversa é de extrema importância para a sociedade pois responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios na gestão do lixo. Neste processo, os produtores de um