TRABALHO DURKHEIM
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
UNINOVE/2014
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
ÉMILE DURKHEIM
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa é embasada na teoria de Emile Durkheim, um grande sociólogo, que visa estudar o comportamento do indivíduo como produto da sociedade.
Com isso, o surgimento da sociologia rompe com o senso comum e é considerada uma ciência.
No desenvolvimento é possível identificar o objeto de estudo da sociologia segundo Durkheim, e qual a função que a escola e o docente exercem sobre o aluno.
Emile Durkheim nasceu 15 de abril de 1958 em Épinal na França morreu em 15 de novembro de 1917 ( 59 anos). Francês e descendete de judeu, foi o primeiro professor universitário na disciplina de sociologia além de antropólogo,e filósofo. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social. As regras do método sociológico, O suicídio,Formas elementares da vida religiosa, educação e sociologia.
Durkheim partia de um conceito positivista, ideia relacionada ao sentido de promover a ordem e progresso proposto anteriormente por Augusto Comte. Ou seja, só é possível alcançar o sucesso de maneira ordenada.
Outro conceito a ser pautado é o funcionalismo que nada mais é a natureza particular dos fenômenos sociais e exige um método especificamente sociológico. A explicação da sociedade deve ter seu fundamento na própria sociedade e, seus valores e práticas sociais existem enquanto lhe servem. Se deixam de ter função acabam desaparecendo a menos que assumam outra função.
A sociedade é comparada à um organismo vivo em constante adaptação e evolução. Assim como no organismo, todos os órgãos (instituições e práticas sociais) precisam estar em bom funcionamento para que haja harmonia.Todas as ações do sujeito em um grupo é ditado pela sociedade e suas regras existem antes mesmo dele nascer, logo, a sociedade precede ao indivíduo.