Trabalho dos alunos de barbiana
Este trabalho fala sobre oito alunos que escreveram o livro carta a uma professora sobre suas insatisfações e reivindicações com o ensino.
Enfim eles tentam de alguma forma mostrar que são capazes de fazer a diferença e não é um bando de cretinos como pensam.
1) A experiência com a escola
(1a) Descreva a experiência que os rapazes de Barbiana tiveram com a escola.
Segundo o texto de Barbiana a experiência com a escola não foi uma das melhores, pois eles esperavam muito mais dos professores, por muitas vezes não eram considerados bons aos mestres, não faltavam à aula um dia se quer. Em sala de aula não tinha cadeiras, mesas e lousas para ter um lugar digno de estudo.
Em um lugar cheio de crianças onde todos precisavam aprender, os mais velhos dos alunos eram seus professores onde ensinava e aprendia ao mesmo tempo, mas nada do que eles passavam era pior do que o trabalho no campo.
Alunos da primeira série eram repetentes por varias vezes, tinham crianças com nove anos de idade que repetiu duas vezes. Propuseram-se estudar com um nobre objetivo: sentir-se irmão de 1.031.000 alunos reprovados. Os mesmo ficaram muito indignados com as reprovações, se sentiram desprezados com o acontecido, e diziam que não via a hora de virar professor para sentir a mesma satisfação de reprovar seus alunos.
Muitos por experimentar a primeira reprovação não voltavam à escola. Disseram à professora que a mesma desobedeceu à lei de 24 de dezembro de 1957, que obriga a passarem os alunos no primeiro ciclo. O mesmo trabalhava para ajudar no sustento de sua família.
Professores davam mais importância para aqueles que já sabiam alguma coisa, que aprenderá com sua família, na escola obrigatoriamente a criança tinha que estudar oito anos, mas muitos desistiam antes do término do curso.
Sofreram com o descaso e o racismo, sacrifício ao longo do percurso com o ensino. Onde os alunos sofriam com a timidez, o desconforto e o medo. Mostra