TRABALHO DONA ANA
O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. O Assistente Social considera o potencial humano e visa minimizar a falta de interesse, de conhecimento ou de consciência sobre as questões importantes da sociedade, induzindo mudanças positivas no psicológico e social entre famílias e/ou grupos estigmatizados, providenciando condições para uma vida mais satisfatória.
Um Assistente Social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:
Redes de serviços sociais do governo
Hospitais
Escolas/creches
Centros de convivência
Administrações municipais, estaduais e federais.
Serviços de proteção judiciária
Conselhos de direitos e de gestão
Movimentos sociais
O Assistente Social, dentro da postura ética, tem por objetivo diminuir as diferenças sociais, capacitando os indivíduos para a vivência em sociedade, potencializando os aspectos desses indivíduos de forma a agregá-los à sociedade a que pertencem por direito. Defende, amplia e garante o direito e a assistência dos desamparados socialmente, dentro de uma política pública, dando interferência na luta de classes.
Tem como objetivo construir uma ordem social, política e econômica junto à proteção básica, proteção especial.
No decorrer das décadas de 1980/1990, o serviço social deu um salto qualitativo em sua formação teórica e prática, a considerar o adensamento do debate profissional, sua