Trabalho docente
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
O Conceito de Trabalho Decente é um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Suas prioridades ações que vão desde o trabalho escravo ate o trabalho infantil, passando pelo serviço publico, promoção da igualdade, trabalho domestico, juventude, blocombustiveis e saúde e segurança do trabalho.
Quanto às avanços desde 2003 do Trabalho Decente, foi o aumento de empregos formais, tomando como referencia os dados da relação anual de informações sociais (RAIS) e do cadastro de empregados e desempregados (CAGED), ambos do MTE. Este resultado demonstra um ganho sem precedentes na formalização da força de trabalho, com importantes repercussões em termos sociais e econômicos, visto que representa uma melhoria social, decorrente do fato de que estes trabalhadores são amparados legalmente, com salários mais altos e outros benefícios. A expansão do emprego formal tem refletido na redução da taxa de desemprego.
Os Trabalhos Decentes no estado do Acre tem surpreendidos a muitos pela sua expansão.
O Acre foi o estado que muito cresceu nos objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODM). Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Brasil entendeu que o desenvolvimento de políticas de