Trabalho Do Valter 1
Curso: Ensino Médio
ETEC PAULINO BOTELHO
Componente curricular: Filosofia
Série: 2°A
Professor: Valter
Data: 14/08
A ser avaliado:
Objetivo:
Aluno: Peterson William Marino de Souza
No.
1-Na argumentação de Sócrates, por que cometer uma injustiça é pior que sofrê-la?
Sócrates questiona Polo sobre o que ele entendia como pior: sofrer injustiça ou comete-la. Depois, o filósofo menciona que o mais feio, a injustiça, é o que causa menos prazer para as pessoas, por isso não cometer injustiça traz beneficio a própria pessoa. Sócrates deixa a entender que cometer injustiça ultrapassa em maldade o ato de receber injustiça, mas receber injustiça ultrapassa em questão de sofrimento.
Sócrates opina dizendo que preferia sofrer uma injustiça a cometê-la. O filósofo justifica-se dizendo que um injusto sem punição é um doente sem cura.
2- Como Sócrates relaciona o argumento do doente à discussão sobre a injustiça?
Ele relaciona um doente que não procura sua cura a uma pessoa que busca punição à injustiça. Um doente a vida nova de pureza que o espera, como uma pessoa incrédula, que só pensa em acumular bens e dominar outras pessoas através do convencimento. Ele também compara as pessoas incrédulas aos doentes com medo do tratamento “mais dolorosos”. O castigo para o filosofo nos melhoraria como pessoa, nos tornando mais justos. Ainda no assunto, ele afirma que uma pessoa sem vícios na alma, seria mais feliz.
3- Por que, segundo Sócrates, não ser punido por um crime significa permanecer no mal?
Sócrates quis dizer que uma pessoa só fica livre do mal se a mesma pagar pelo seu crime, se não ela continuará agindo da mesma maneira. Ele ainda comparou a maldade das pessoas com um doente, dizendo que o doente que procura tratamento se sentirá mais feliz do que aquele que fica doente.