Trabalho do século 21
Mídias sociais, certamente este é um dos temas mais comentados do momento. Com o avanço da tecnologia e a consolidação de ferramentas como Twitter e recentemente o Facebook no mercado nacional, muitas empresas despertaram interesse por esta área. Porém, ainda existem alguns problemas em torno desta novidade e diversas perguntas, principalmente dos que desejam seguir carreira no ramo, algumas das mais comuns são relacionadas com segurança, estabilidade e remuneração. Em busca de respostas, o AreaH conversou com profissionais e analistas sobre o assunto.
Relativamente novo, o segmento de mídias sociais conta com profissionais que já estavam trabalhando com a internet desde a virada do século. O jornalista Marcio Ferreira, especializado em Estratégias de Comunicação, fala mais sobre o assunto e ressalta a importância deles. "Estas pessoas tiveram papel fundamental ao pensar este novo momento, inserir modelos no país e treinar os jovens que hoje estão despontando," finaliza.
No que se trata de internet, os brasileiros são um dos que mais navegam pela rede no mundo. De acordo com números do Ibope, o acesso à internet atingiu 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011, 5,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2010 e em dois anos estes números avançaram 20%. Fred Neumann, publicitário pós-graduado em Mídias Digitais acredita que o mercado está em plena expansão e ressalta que é preciso aguardar uma adaptação das empresas.
"As companhias ainda estão aprendendo sobre o que devem esperar de um profissional de mídias sociais. Eu arrisco dizer que existe uma quantidade infindável de profissionais de comunicação querendo trabalhar com mídias. Mas vale alertar que, para se credenciar é preciso pesquisar bastante sobre a função," encerra Fred.
Vista como uma área de atuação ainda desconhecida do grande público, muitas pessoas