Trabalho do sistema wms
1 - Introdução
A coordenação e controle do fluxo de informação são de extrema importância para a Logística, desde a programação da produção, até a distribuição do produto ao cliente final. A tecnologia de informação permite medir, controlar e gerenciar as operações logísticas.
Os sistemas de informação unem as atividades logísticas em um processo integrado e têm-se mostrado fundamentais para essa transformação. Estes sistemas combinam software (sistemas e programas aplicativos)e hardware (computadores, dispositivos e periféricos).
Patterson et al. (2003), citado por Bandeira e Maçada (2008, p. 290), apontam 18 aplicações de tecnologia da informação na Logística. Como exemplos podemos citar: código de barras; Electronic Data Interchange (EDI); Identificação via Radio Freqüência ou Radio Frequency Identification (RFID); e o Rastreamento de Frotas por Satélites ou Global Positioning System (GPS).
A integração de softwares, hardwares e equipamentos periféricos resulta nos chamados Sistemas de Gerenciamento. O Sistema de Gerenciamento de Armazéns ou Warehouse Management System (WMS) surgiu da necessidade de se melhorar as informações e processos dentro de um armazém ou Centro de Distribuição (CD), sendo assim importante para a redução de custos e melhoria na operação.
Na década de 60 surgiram os primeiros sistemas denominados 'Planejamento das Necessidades de Materiais' ou Material Requirement Planning (MRP). O MRP permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo serão necessários e em que momento.
A evolução do MRP ocorreu com o surgimento dos sistemas denominados 'Planejamento dos Recursos da Fabricação' ou Manufacturing Resources Planning (MRP II). O principal objetivo do MPR II é calcular e analisar de forma integrada todos os parâmetros que determinam a