trabalho do servico social na uti
Carina Santos Andrade Gabriela Ariza
RESUMO Ao longo do trabalho se esclarece as praticas profissionais realizadas dentro do campo de atuação da saúde especificadamente na Unidade de Terapia Intensiva.
Foi entrevistada uma profissional da área, onde expos a suas teorias metodológicas e as situações onde se faz atuante. O assistente social interage na garantia dos direitos sociais dos indivíduos, dentro de uma uti ele atua: Na identificação de pacientes caso cheguem ate a unidade sem consciência e identificação, em caso de óbito onde usuários não possuem condições financeiras de arcar com funeral, em casos de abuso sexual, orientar os direitos sociais, e intervir nas de mais situações de risco, atua também em projetos de voluntariado em prol da humanização a favor da socialização de pacientes com doenças crônicas.
PALAVRAS-CHAVE: UTI, Isolamento, Família, Humanização, Direitos.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como finalidade referenciar a Intervenção dos profissionais de Serviço Social na área da saúde, especificadamente na unidade de terapia intensiva.
Tem como base e fonte de pesquisa artigos, entrevista com profissional atuante na área, com intuito de esclarecer as funções, suas estratégias metodológicas na resolução das questões do usuário.
COMPETÊNCIA ÉTICO-POLÍTICA DO ASSISTENTE SOCIAL
Saúde no Brasil
O atendimento à saúde no Brasil é realizada por entidades públicas e privadas. No entanto, de um modo geral, a maior parte da população brasileira é atendida pelos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministério da saúde o índice de desempenho do SUS mostrou que o maior problema do país é o acesso ao atendimento, pessoas têm dificuldade de conseguir consultas e até mesmo pronto atendimento em caso