Trabalho do Saussure
O curso de linguistica foi organizado por Charles Bally e Albert Sechehaya, alunos de Saussure.Esta é uma obra póstuma do autor e inaugura a fase estruturalista dos estudos da linguagem,trazendo pressupostos teórico-metodológicos que acabam influiênciando outras ciências sociais.
Ferdinand de Saussure,(nasceu em 26 de novembro de 1857 em Genebra,falecendo em 22 de fevereiro de 1913)foi um linguista suíço,cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguistica.Sua teória foi introduzida aos estudos linguisticos por um filólogo Adolphe Pictet.
Suassure,estudou Física e Quimica,mas fazendo curso de gramática grega e latina que se ingressou na Sociedade Linguistica de Paris.
Aos vinte e um anos publicou uma dissertação sobre o primitivo sistema de vogais nas linguas indo-européias.Saussure,entendia a Linguistica como uma ciência geral dos signos,Chamando assim de Semiologia.A Linguistica adquire autonomia e seus conceitos serviram de base para desenvolvimento do estruturalismo no século XX.
1.VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA
Os estudos das línguas,passaram por três fases sucessivas e distintas,antes de surgir a Linguística como ciência.A gramática,que visava formular regras para definir o que era certo e errado;a Filologia,que se preocupou em comparar textos de diferentes epocas,antecedendo a Linguistica Historica;e a Gramatica Comparada que concluiu que todas as linguas perteciam a mesma familia,sendo possivel explicar as formas de uma língua pelas formas de outra.
Essa ultima fase,a Gramatica Comparada,foi desenvolvida por Franz Bopp,onde foi descoberta que o Sânscrito deixa clara a noçao de radical,determinavel e fixo numa serie de palavras da mesma familia.
Logo,surgiram os neográmaticos,fundada por alemães.Consistiu em se preocupar com as "leis fonéticas",os neogramaticos determinam que a lingua não existe por si mesmo.
2. MATÉRIA E TAREFA DA LINGÜÍSTICA: SUAS RELAÇÕES COM AS