Trabalho Do Prof Osny
O presente trabalho tem por finalidade levar um pouco mais de conhecimento sobre a história da rádio no Brasil, no meio evangélico e sua influência no processo de evangelização. A rádio que é um meio social de comunicação em massa e que têm objetivos e finalidades de levar informação e entretenimento imediato a um grande número de pessoas de diferentes classes sociais, econômicas e raciais, mas que os unem e igualam, e também saber a importância desse meio de comunicação na evangelização.
No primeiro momento uma rápida informação da história da rádio no Brasil, e o processo de evangelização que teve início no século XX e as influências das igrejas.
A presença da Igreja católica nesse meio de comunicação foi à pioneira, mais depois o movimento pentecostal e os neo-pentecostais tiveram a visão de que esse meio de comunicação em massa os seria úteis no processo de evangelização e “divulgação” da Palavra de Deus.
Para a evangelização da Igreja tornou-se mais que um serviço, é uma via fecunda e indispensável em tempos de profunda inserção tecnológica na vida do homem e, consequentemente, na vida da Igreja.
O rádio constituiu-se no Brasil como um meio de comunicação específico para difundir informações, em 1893 foi feita a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas. Em caráter experimental foi realizado pela Sociedade Rádio do Rio de Janeiro a primeira transmissão de radiodifusão na praia Vermelha, com o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da independência do Brasil. O pai do rádio brasileiro foi Edgard Roquete Pinto, professor e pesquisador, e Henrique Morize, presidente da Academia de Ciências, fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira, a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro, criada para atuar sem fins comerciais. Foi então que surgiu o conceito de rádio sociedade ou rádio clube, no qual os ouvintes eram associados e