Trabalho Do Mestre Flota O
Renato Ferreira
Ritiéli Nunes
flotação
Trabalho apresentado na Disciplina de Tratamento de Fibras Secundárias 2 como requisito básico para avaliação bimestral do Curso Técnico em Celulose em papel da faculdade de Telêmaco Borba.
Orientador (a): Prof. LAURY ANTÔNIO
telêmaco borba
2015
1. INTRODUÇÃO
Flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A flotação no tratamento de efluentes e água separa líquidos de sólidos com nuvens de micro bolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície. Para aplicações industriais existem dois tipos básicos de flotação:
• Flotação por ar dissolvido, com micro bolhas da ordem de micra;
• Flotação por ar disperso, com bolhas maiores, para arraste de partículas de maior facilidade de remoção. As bolhas produzidas no flotador têm efeito sobre a agregação das partículas e uma boa dispersão ar/sólidos para a colisão e agregação de partículas com as micro bolhas é indispensável.
O objetivo deste trabalho resume-se em descrever o processo de flotação na recuperação de materiais fibrosos. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com revisão de artigos técnicos, revistas e sites especializados sobre recuperação de fibras.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO
2.1. RECUPERAÇÃO POR FLOTAÇÃO
Os flotadores são usados como pré-tratamento da água e efluentes para redução de carga orgânica (DBO), pré-separação de resíduos minerais, vegetais e orgânicos, recuperação de óleos emulsionados, fibras de papel, efluentes de curtumes, refino de óleo, conservas, lavanderias, recuperação de lanolina, matadouros e frigoríficos, petroquímicas, fabricas de celulose e papel e mineradoras e adensamento de lodo ativado produzido em reatores biológicos. São usados também para controle de odores da água e como sistema de