TRABALHO DO MAURICIO
Desde os primórdios da humanidade, a orientação no espaço sempre foi elemento presente na vida dos homens. Seja para procurar abrigo e alimentação, seja para mapear estratégias de combate na guerra. Dentre os instrumentos usados para se orientar no espaço podemos citar: astrolábio, quadrante e bússola (rosa dos ventos).
A observação do sol, lua e estrelas também foi muito importante para a orientação e até hoje é usado. Atualmente existem aparelhos mais eficientes, orientados por sinais de radar ou satélites. Podendo ser observado informações de qualquer ponto do planeta. O GPS (Global Positioning System) primeiramente de uso militar e posteriomente de uso civil, causou uma verdadeira revolução para a geografia. Com este aparelho podemos ter informações sobre a localização de qualquer parte do planeta, através dos satélites artificiais.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS. As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que circundam o globo terrestre para identificar pontos. As LATITUDES (qualquer ponto da superfície terrestre em relação a Linha do Equador ) é identificada pelos paralelos e as LONGITUDES (qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich) pelos meridianos. As coordenadas são medidas em graus, minutos e segundos. Por exemplo, a Latitude da cidade de Nova Petrópolis é de: 29º22'33" Sul e a Longitude: 51º06'43" Oeste. É importante informar sempre o hemisfério a qual nos referimos.
Orientação e localização
Para chegar a um determinado lugar pela primeira vez é preciso ter referências ou o endereço, isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos instrumentos ou informações para a orientação. Em áreas naturais como as grandes florestas, desertos e oceanos não têm placas ou endereços para informar qual caminho se deve tomar.
Nessas circunstâncias temos duas opções para nos orientar, que são pelos astros ou por instrumentos.
O primeiro tem sua utilização difundida há muito