Trabalho do Livro A Moreninha
Trabalho de Literatura
Livro: A Moreninha
Componentes do Grupo:
A MORENINHA
Resumo da Obra
O enredo de “A Moreninha” inicia-se com a ida de um grupo de amigos estudantes .
Augusto, Fabrício e Leopoldo à convite de Filipe, vão para a casa de sua avó, Dona Ana – residente numa ilha próxima ao Rio de Janeiro, onde passarão o dia de Sant’Ana e o fim de semana. Filipe aposta que os amigos irão se interessar por suas primas – Joaninha, Quinquina e suas amigas, Gabriela e Clementina, ou por Carolina, sua irmã.
Por ser namorador inconstante, Augusto é desafiado por Filipe e seus amigos que lhe propõem uma aposta: caso ele se apaixone por uma das moças, escreverá a história de sua derrota, se não se apaixonar,
Filipe é quem deverá escrever sobre a vitória triunfal de seu amigo inconstante. Ao chegar à ilha, Augusto conhece Carolina, por quem fica encantado, enquanto Fabrício o provoca, afirmando ser ele incapaz de amar seriamente. À noite, todos da casa resolvem caminhar pela ilha. Após andar brevemente com Carolina, Augusto junta-se à Dona Ana, que o leva a uma gruta próxima, onde havia uma lendária fonte. Ele faz uma confidência, conta que há sete anos, quando adolescente, conheceu uma jovem na praia, os dois haviam ajudado um pobre velho que, agradecido, profetizou o casamento dos dois no futuro. Sob um gesto simbólico, o idoso profetizou o casamento dos dois no futuro, fazendo com que trocassem presentes. Ele deu para ela um camafeu e ela, uma esmeralda. Trocaram juras de amor eterno e de um casamento verdadeiro no futuro.
Carolina, porém, escutava a confidência escondida.
Em troca da confidência, a avó de Filipe lhe conta a história de uma índia que se apaixona por um índio guerreiro, mas que não foi correspondida. De tanto chorar, suas lágrimas deram origem à fonte. Ao beber dela, o guerreiro se apaixona pela índia e os dois viveram juntos para sempre.
No dia da festa de Sant’Ana, Augusto, declara-se para as quatro moças da
casa.