Trabalho Do Divino
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento II.
Profº Drº: Divino de Jesus da Silva Rodrigues.
Alunas: Bianca Cardoso e Luísa Camelo Bueno.
Texto 5: educação sexual nas escolas.
As crianças não podem ser classificadas e descritas todas num grupo, suas necessidades variam de acordo com as influências: precisam de três coisas simultaneamente.
1. Precisam de pessoas no entorno delas.
2. Precisam de instruções em biologia.
3. Precisam de uma zona de convivência emocional sólido e constante, em que elas próprias possam descobrir, cada uma à sua maneira.
Destaca-se no texto que existe algo muito mais importante que os conhecimentos sobre o sexo que é, a descoberta do mesmo pelo individuo.
Existediversas dificuldades nas aulas onde o tema é sobre sexo, que nem sempre são favoráveis a realidade exemplo: “ o prelecionador terá algum tendenciosisimo ou preconceito, como o feminino a ideia de que a fêmea é passiva e o macho ativo, uma fuga da brincadeira sexual para o sexo genital maduro, uma falsa teoria de mãe-amor que deixa de fora as características mais cruas e focaliza apenas o sentimentalismo”.
“Falar de sexo com as crianças e adolescentes é um papel dos pais, certo? Sim, mas é importante que esse assunto seja abordado em outros ambientes de convivência dos jovens, principalmente na escola afinal é um ambiente de estudos que aparecem as principais mudanças nas relações afetivas entre as crianças e os jovens no primeiro ciclo da aprendizagem, o namoro inocente já no ensino médio, namoros que fomentam vontades e descobertas sexuais se tornam mais comum”. (site:abril.com- Ademar Francisco da Silva)
A escola tende informar os alunos e tirar as suas duvidas cientificamente o que acontece com o seu corpo; ainda que o assunto seja tabu para muitas famílias, é preciso assumir o tema, precisa ser abordado com os jovens já que o sexo esta presente na vida”. Crianças e adolescentes estão descobrindo a sexualidade e os limites do próprio