Trabalho do curso de Administração
Como principais tipos de liderança transacional temos:
Recompensa Contingencial: É uma transação em que há promessa de recompensa em troca de um bom desempenho. O líder pode, também, "punir" caso o trabalho não corresponda aos padrões.
Gestão por exceção (ativo): Ações corretivas através da observação e busca de desvios de regra e padrões.
Gestão por exceção (passivo): Há a intervenção somente se os padrões não tiverem sido cumpridos.
Laissez-faire: O líder evita tomar decisões e se exime de responsabilidades.
Na liderança transacional o comprometimento é de curto prazo. é baseada no conceito de que o líder oferece incentivos quando os trabalhadores fazem o que é necessário. Quando os empregados têm o desempenho desejado, eles são recompensados, e, se não o fizerem, são punidos, ou a recompensa é retida. A relação que existe entre líder e empregado é transacional. Além de recompensas contingentes, os líderes transacionais praticam gerenciamento por exceção. Eles não têm interesse em fazer mudanças para transformar o ambiente de trabalho, preferindo manter as coisas como elas são.
Prática
Liderança transacional é baseada na troca entre líder e colaborador. As recompensas são condicionadas ao desempenho esperado. Quando o funcionário faz o que se espera, o ato é recompensado. Por exemplo, ao atender a critérios específicos de meta o funcionário ganhauma recompensa. Uma das características do líder é prática. Recompensas, através de reforço positivo, são dadas por fazer que é necessário; recompensas são retidas quando o empregado não atinge o nível esperado de desempenho.
Resitência a mudanças
Líderes transacionais tendem a não gostar da mudança. Um líder transacional quer que as coisas permaneçam como estão e não acredita na transformação