Trabalho Do Camilo
CONTEXTO HISTÓRICO
Classicismo é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento, entre os século XV e XVI (1400 a 1600 anos) com grandes transformações culturais, políticas e econômicas. Em Portugal teve como marco inicial o ano de 1527, com o retorno de Sá de Miranda de Itália. E como marco final, 1580, ano em que Portugal passou para o domínio espanhol. Sá de Miranda trouxe consigo um novo ideal de poesia: a medida nova- os sonetos de versos decassílabos, já cultivados por Dante Alighieri e Petrarca na Itália.
CONTEXTO RELIGIOSO
Esse período foi marcado pelas grandes navegações, o desenvolvimento da matemática, o estudo das línguas e o surgimento das primeiras gramáticas, com isso, o homem passou a achar-se poderoso, o centro do universo, originando, assim, o antropocentrismo(homem em evidência), em substituição ao teocentrismo (Deus em evidência) da Idade Média.
A Igreja Católica, antes absoluta, começou a perder espaço, o que aconteceu especialmente após a Reforma Protestante. A crise religiosa afetou a visão do homem, que não se desligou totalmente da religião, mas passou a enxergá-la de forma diferente, com mais equilíbrio. É uma literatura antiga que sofreu várias influências principalmente greco-latinas, devido à criação das primeiras universidades que surgiram nesta época, com isto disseminando outras culturas.
CONTEXTO SOCIOPOLITICO
PRINCIPAIS TEMÁTICAS
PRINCIAIS CARACTERÍSTICAS
O movimento Classicista teve como principais características a harmonia das proporções, a simplicidade e equilíbrio aplicados na composição, além da idealização da realidade. Além disso, sempre houve a recusa da emotividade e a exuberância decorativa do barroco.
Quando se fala em literatura, pode-se dizer que o classicismo foi um retrato vivo da Renascença, pois estes seguiram de perto a literatura da antiguidade revelando em suas obras uma estrutura formal, rigidez das normas de composição e, além disso, em seu conteúdo, o paganismo, amor