TRABALHO DO ADVOGADO
Os advogados são profissionais que utilizam as leis para poder defender os interesses do seu cliente, podendo o mesmo ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, por sua vez, como seu representante não vê empecilhos e nem obstáculos para defender os interesses do seu cliente diante de terceiros em qualquer situação ou instância, em juízo ou tribunal.
É fato que esses profissionais atuam em várias áreas do ramo do Direito sendo elas: constitucional, administrativo, tributário, comercial, civil, trabalhista, eleitoral e penal. O Bacharel em Direito pode exercer suas atribuições como advogado em diferentes lugares como: escritórios de advocacia, departamentos jurídicos tanto na área pública quanto na área privada, podendo seguir carreira nos setores públicos, prestado concurso para Juiz, Promotor de Justiça, Delegado de Polícia e Procurador e Defensor Público.
O advogado para ser um bom profissional, precisa ter gosto pela leitura, boa memória, capacidade de reflexão e de associação de ideias, boa argumentação e habilidade em negociação. Dominar o português formal e ser comunicativo é fundamental. Características desejáveis: autoconfiança, autocontrole capacidade de análise, capacidade de convencimento, capacidade de negociação, capacidade de pensar e agir sob pressão, capacidade de síntese, discrição, espírito de investigação, gosto pela pesquisa e pelos estudos, gosto pelo debate, habilidade para mediar conflitos, iniciativa, interesse por temas da atualidade, senso crítico, senso de ética, senso de responsabilidade.
A atividade dos advogados visa tanto a defesa, como o aconselhamento de seus clientes ou constituintes. Na função de defensores, eles representam uma das partes em litígio, em causas penais, cíveis, administrativas ou outras, apresentando provas perante os tribunais em favor das posições e interesses de seus clientes. Na função de conselheiros, aconselham-nos acerca dos seus direitos e obrigações e sugerem determinadas atuações