Trabalho do Aderbal Cap
Termômetros, são, nada mais, nada menos, que uma forma de “medir”, ou “quantificar” a temperatura, por meio de uma escala numérica. Ou seja, ao definir um valor numérico de temperatura, a cada unidade de uma escala, em um aparelho que torne possível verificar quantas Unidades da escala, possui um corpo em um determinado momento, cria-se um termômetro. Vários tipos de termômetros são utilizados atualmente, porém para definir a “qualidade” deles, é importante verificar algumas características, como a sensibilidade, a precisão, a reprodutibilidade e a velocidade, que ele chega em equilíbrio térmico com outros sistemas.
Exemplo: Um exemplo muito bom de termômetro é o pirômetro óptico. Ele é utilizado para medir temperaturas muito altas, onde um termômetro convencional não suportaria o calor, e funciona com o princípio da emissão de luz, de um objeto, conforme a sua temperatura. Ele funciona da seguinte forma: Dentro de uma espécie de luneta, coloca-se uma lâmpada ligada a um Reostato, uma bateria e um amperímetro. A luneta é direcionada a um objeto, no qual queremos medir a temperatura (Uma fornalha, por exemplo). Conforme giramos o “botão” do Reostato, permitimos a passagem de uma maior corrente elétrica para a lâmpada, que, por sua vez, aumenta sua luminosidade. Quando, o observador verifica que a luminosidade da lâmpada está igual a luminosidade da fornalha, pode-se verificar a temperatura da fornalha através de uma pré-calibragem no amperímetro, para que, ele leia diretamente a temperatura desconhecida. Como o pirômetro não entra em contato com o corpo quente, ele pode ser utilizado em temperaturas acima dos pontos de fusão dos metais. Ele pode ser utilizado, com segurança, até os 7000ºC, porém, a partir daí, sua precisão já não é boa.
14-4 Escalas Celsius, Rankine e Fahrenheit
O grau Celsius (símbolo: °C) é assim denominado em homenagem ao astrônomo sueco Anders Celsius (1701–1744), que foi o primeiro a propô-lo em 1742. Na