Trabalho DM Corpo Do Texto
O presente trabalho refere a Diabetes Gestacional, mais concretamente aborda o bloqueio da insulina através do hormônio da placenta, a glicose consumida pela gestante não é carregada e transportada para dentro das células, assim sendo, fica na corrente sanguínea, causando um aumento de açúcar no sangue. São objetivos deste trabalho explicar o conceito, sinais e sintomas, tratamento e a atuação da Enfermagem frente a patologia, com a responsabilidade em desenvolver diagnóstico e prescrição de enfermagem, seu intuito é orientar os profissionais e sucessivamente passarmos as orientações para a mãe e a família, assegurando que a diabetes gestacional seguindo o tratamento corretamente pode ter uma gestação e trabalho de parto com sucesso.
2.0. CONCEITO
O pâncreas é uma glândula localizado atrás do estômago entre o duodeno e baço, basicamente dividido em 3 regiões: cabeça, corpo e cauda. Tem duas funções e a de maior importância neste trabalho é a “função endócrina” responsável pela produção de insulina. A insulina é o hormônio que controla o nível de açúcar no sangue, na gestante devido o hormônio da placenta chamado Hormônio Lactogênio Placentário (HLP) ocorrem o bloqueio da produção da insulina, fazendo com que o pâncreas aumente a secreção de insulina, caso o pâncreas não consiga se preparar para aumentar à secreção de insulina a glicose não é transportada para as células e concentra-se no sangue e urina, e teremos o diagnóstico de Diabetes Gestacional (DG).
2.1. Diabetes Pré-Gestacional É o diabetes diagnosticado antecipadamente, podendo ser tipo 1, 2 ou outros. Para está mulher teremos um atendimento multiprofissional, permitindo a ela a integração com a equipe de saúde planejando a gravidez com cuidado. Está gravidez deve ser planeado quando o diabetes estiver descompensado e o bom controle metabólico será a prevenção de malformações fetais (tubo neural, cardíacas e renais). A ação no dia do parto é o mesmo aderido para a diabetes