Trabalho Discurso Organizacional Como Manifesta o de Poder
Introdução
De acordo com autor objetivo do artigo era descrever a relação do executivo com o discurso organizacional como manifestação de poder nas empresas modernas, verificando e analisando como esse profissional interfere na construção do discurso organizacional. Enfatiza que existem duas Interpretações sobre o poder: A funcionalista e a crítica. A interpretação utilizada é a crítica, além de uma pesquisa qualitativa com funcionários de diversos cargosde empresas do Distrito Federal.
A Onipresença das relações de poder nas organizações
As organizações não são entidades abstratas que têm existência própria e independente da sociedade em que se situam. Elas possuem um conteúdo que é dado pelo modo de produção, mas, especificamente, pelas formas de cooperação existentes. Sua estrutura social é determinada pelas relações sociais de produção, sendoentão uma construção histórica.
As grandes transformações ocorridas no cenário mundial e a liberação de barreiras protecionistas no comércio internacional fizeram com que as empresas repensassem seus modelos ultrapassados baseado em uma estrutura rígida e altamente burocrática. O mercado atual é altamente competitividade e está em constantes mudanças.
Tais organizações se fazem da servidão moderna sendo uma escravidão voluntária consentida pelos trabalhadores, ou seja, a uma classe totalmente escravizada que não sabe de sua condição, ou melhor, que não quer saber, almejando somente serem levados por estesistema de alienação. A opressão se moderniza expandindo, por todas as partes, as diversas formas de mistificação que servem para ocultar nossa verdadeira condição de escravos.
Para isso as organizações usam do mito para um enfoque psicossocial, fazendo com que o poder recuse a ideia de contrato, sendo apreendido em uma relação ternária (pai/mãe/filho) e assimétrica, não podendo existir sem consentimento da organização.
Provocando ainda respeito e amor, criando uma