Trabalho Direito
UDC
FORMAS DE GORVERNO: MONARQUIA, PARLAMENTARISMO, REPÚBLICA E PRESIDENCIALISMO.
MATÉRIA: CIÊNCIAS POLÍTICAS
FOZ DO IGUAÇU
2013
FORMAS DE GOVERNO
Em ciência política, chama-se forma de governo o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo. Tais instituições têm por objetivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detêm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados). A seguir algumas formas de governo:
MONARQUIA
Conceito:
Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) e que pode também muitas vezes ser o chefe do governo, que exerce de modo eletiva ou hereditária, sem qualquer consulta do povo. Na monarquia hereditária, o monarca é chefe de Estado por nascimento e durante o tempo de sua vida. A história e a tradição desempenham um grande papel na legitimidade das monarquias em vigor. Um dos princípios antigos da legitimidade que fundamentavam uma monarquia hereditária é o direito divino, a idéia de que Deus escolhe a pessoa do rei pela regra da sucessão. O local onde o monarca vive e trabalha é chamada corte, e os cidadãos de uma monarquia são referidos como súditos. Tal sistema de governo predominou em todas as sociedades humanas até o final do século XIX, momento em que o regime republicano passa a ser preferido pela maioria dos países.
Origem:
Desde o momento em que o ser humano adotou o estilo de vida sedentário em detrimento ao nomadismo, dezenas de séculos atrás, nós convivemos com sistemas monárquicos, similares aos que existem ainda hoje. Nos grupos nômades, o líder é aquele que demonstra habilidade em guiar seu povo, não