Trabalho direito civil
Relatório sobre o Ciclo de palestras Odilon de Oliveira.
Dia 10
O congresso se iniciou com a excelente apresentação do doutor em direito e deputado estadual de São Paulo, Fernando Capez, que nos deu uma breve explicação sobre a evolução do direito penal na história, também nos alertou sobre a diferença entre forma e conteúdo na esfera penal. Tudo isso sendo exemplificado com casos reais, contados de maneira muito detalhada e eloquente.
Depois tivemos uma palestra apresentada pelo então delegado da policia federal, Bráulio Galoni, que nos explicou (de forma bem genérica, diga-se de passagem) o que era corrupção e quem eram os agentes corruptores. O delegado afirmou que a corrupção esta intrínseca na personalidade do cidadão brasileiro, e que pequenos atos de corrupção são praticados diariamente, e muitas vezes essa “inclinação” para atos corruptos passa despercebida, pois está mascarada por um falso senso de “esperteza”, vide Lei de Gerson (levar vantagem em tudo).
A ultima palestra do dia foi com o advogado e professor da USP, Spencer Sydow, que nos explicou, de maneira bem humorada, o que são os crimes cibernéticos, matéria relativamente recente para o direito penal brasileiro. A palestra levantou questões interessantes como a liberdade na rede e até onde ela pode ser considerada tolerável, controle da internet e como esse controle iria mudar o modo de como usamos a rede, devemos nos privar do nosso direito de livre acesso à internet para preservar direitos individuais?
Dia 11
A palestra do ilustríssimo e competente Juiz Federal Odilon de Oliveira, conhecido nacionalmente por combater o crime organizado com mão firme, não foi tão boa quanto o esperado, ele apenas explicou como funcionava o esquema de lavagem de dinheiro e alertou os profissionais da área que a prioridade é sempre investigar os crimes antecedentes a essa lavagem de dinheiro, por que é lá que se encontra a