Trabalho Direito Civil Th Mis
Abordaremos neste trabalho quem é a deusa thêmis, significado da sua simbologia, mostrando pontos como: historia e características.
Vamos esclarecer de modo bem simples e direto quem é a deusa da justiça e de que forma ela representa. A deusa têmis tem simbologias representada pela espada, balança, cegueira e a lei das doze tábuas.
E a nossa opinião dissertativa sobre as estatua presente no fórum civil de Cuiabá e a outra na praça da república.
A Deusa thêmis
Têmis ou Thêmis é uma divindade grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocando acima das paixões humanas. Por este motivo, sendo personificada pela deusa thêmis, é representada de olhos vendados que caracteriza a imparcialidade e do abandono ao destino, e desse modo exprime o desprezo pelo mundo exterior face à ‘’luz interior’’ (imparcialidade, sabedoria). A balança na mão quer dizer, da equivalência e equação entre o castigo e a culpa (equidade, igualdade). Espada é o símbolo do estado militar e de sua virtude, barreira , bem como de sua função, o poderio. (poder, defesa da lei). Lei das doze tábuas (Lex duodecim tabularum ou simplesmente Duodecim tabulae, em latim) constituía uma antiga legislação que esta na origem do direito romano.
Filha de Urano e Gaia é a deusa da justiça, da lei e da ordem, protetora dos oprimidos. Na qualidade de deusa das leis eternas, era a segunda das esposas divinas de Zeus, e costumava sentar-se ao lado do seu trono para aconselhá-lo.
Thêmis não tinha os olhos vendados inicialmente, era representada como divindade de olhar austero, mas sempre junto da balança. No século XVI, os alemães, deixaram têmis cega (ou vendada) para indicar a imparcialidade, ausência de pré-conceitos. Justo aquela imparcialidade que lhes faltou em meados do século XX.
Numa visão mais moderna é representada sem as