Trabalho Din micas de Grupo FINAL
Ao se distinguir “líder” de “estilo de liderança”, pode-se tirar o foco de atenção da figura do líder e assim não cometer o equívoco de elaborar estudos baseando-se em características pessoas do sujeito líder. O ideal então é focar em “liderança”, de modo que o estudo seja a relação entre as relações interpessoais entre líderes e liderados, entre pessoas que influenciam e pessoas que são influenciadas.
Várias teorias foram elaboradas nesse molde, sendo a conceptualização mais recente chamada teoria “Trilha Meta” de liderança, que utiliza esquemas de contingência conforme as variáveis situacionais.
Não dá pra desvincular LIDERANÇA de PODER, que consiste na capacidade de alguém fazer com que outra pessoa aja conforme sua vontade. Como poder está intimamente relacionado a influência, fica fácil inferir como se dá as lideranças informais dentro de um grupo. Quanto maior a aceitação por parte dos liderados, maior influência o líder é capaz de exercer.
Essa liderança informal tem o potencial de facilitar ou dificultar a influência do líder formal, conforme o papel que esses membros ocupam dentro do grupo, de facilitação, manutenção ou sendo não construtivos.
Enfim. A liderança não está restrita ao líder formal, tão pouco há fórmulas do que é ser um líder. Ser líder e liderar possuem tantas variáveis que, conforme já se sabe, é possível treinar habilidades e competências pra que se torne de alguma forma, líder. E que pra que um