Trabalho Didática
ALUNO(S):
LIANE APARECIDA FARIAS TABINI RA 1233899
JESSICA HELENA MAGNANI LOBO GOBBI RA 1328594 KAREN CRISTINA FRIGGI RA 1302980
POLO
IPIRANGA
2013
INTRODUÇÃO
O ambiente em sala de aula interfere na aprendizagem do educando, e trabalhar individualmente ou em grupo exige habilidades diferentes do aluno.
Com foco nas disposições das carteiras em sala de aula é possível avaliar se o espaço será um facilitador para a construção de conhecimento, melhorando a interação de quem ensina e do aprendiz.
Analisadas três disposições de carteiras: dispostas em filas, mesas agrupadas e em círculo.
As carteiras enfileiradas segue uma organização tradicional ainda muito utilizada, os alunos devem ter o foco no professor.
Eles se sentam uns atrás dos outros voltados para o quadro, essa disposição privilegia os alunos que se sentam mais a frente, já os das últimas carteiras apresentam mais dificuldades, e enorme distração.
Os alunos são ouvintes ativos e o professor é o detentor do conhecimento, ele tem um contato visual por igual com todos os alunos que são expostos aos estímulos com a mesma intensidade. Neste sistema é possível investigar o que cada aluno compreendeu, porém há falta de concentração por parte dos alunos, e uma reorganização das carteiras pode ser uma melhor solução para a garantia da aprendizagem.
As mesas agrupadas trazem maior benefícios para o aprendizado, em determinadas atividades para o aluno, o agrupamento facilita a interação verbal com outros alunos, eles aprendem com a troca de pontos de vista, refazem raciocínios e estabelecem correlações para construir conhecimentos, no entanto é importante o comprometimento de todos para a atividade coletiva e os alunos não poderão escolher seus grupos de acordo com afinidades afetivas.
Alternando os parceiros de trabalho, todo aluno acaba por experimentar papéis diferentes e mesclando características