Trabalho Didática II
A família pode ajudar seu filho a aprender a conhecer, pois esta não é responsabilidade somente dos professores na escola, investir no diálogo e na formação de hábitos saudáveis e criar um ambiente acolhedor no qual a família possa ser referencial e influenciadora na educação das crianças.
Não podemos perder de vista o papel da família, caracterizado pelo respeito à natureza da criança e, principalmente, o processo de construção de conhecimento dela. Isto quer dizer que os pais são orientadores dos filhos, pois ajudam a formar seus pensamentos em relação ao mundo no qual vivem. Os pais são mediadores, facilitadores que instruem, aconselham e orientam.
Seja um parceiro mediador na educação do seu filho. Em primeiro lugar, estimule a sua curiosidade. As crianças adoram desafios e a curiosidade delas constitui a base da aprendizagem ao longo da vida. Elas exercitam o aprender a compreender o mundo através do prazer de conhecer e descobrir a aprendizagem, experimentando situações ou atividades que despertem a curiosidade intelectual, que estimulem o senso crítico, que permitam compreender o real e que exercitem a atenção e a memória.
Incentive a cooperação através do diálogo. No âmbito infantil são situações que colocam as crianças em atividades de grupo nas quais têm a oportunidade de valorizar aquilo que é comum a todos, respeitando as diferenças, estimulando a cooperação e aprendendo a compartilhar, por menores que sejam as atividades.
As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional dos indivíduos. Desta forma a análise dos relacionamentos entre professores, alunos e família envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das consequências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos seres humanos.
Nesse sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de conteúdos, organização,