TRABALHO DESCRI O DE CARGOS
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 METODOLOGIA 5
3.2 DESCRIÇÃO DE CARGOS 5
3.3 ANÁLISE DE CARGOS 6
3.4 FASES DA ANÁLISE DE CARGOS 6
3.5 METODOS DE DESCRIÇÃO 7
3.6 OBJETIVOS DA DESCRIÇÃO 8
3.7 APLICABILIDADE NA PRÁTICA 9
3.8 EXEMPLOS DE DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS 10
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12
5 DISCUÇÃO DE IDÉIAS E OPINIÕES 13
6 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 reumo
No mundo globalizado e competitivo, as empresas precisam se empenhar para manter e contratar pessoas capazes de agregar valor a organização. Sendo assim, o primeiro passo para que se realize uma gestão eficaz de pessoas é a criação de uma estrutura na qual possibilite que os funcionários se adaptem nos cargos certos e tenham uma remuneração justa.
Através da Descrição de Cargos se tem um documento para identificação e formalização das atribuições, deveres, responsabilidades e requisitos inerentes a um determinado cargo na organização. É a caracterização escrita do que o ocupante do cargo executa, como o faz e em que condições o cargo é desempenhado.
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. Analise de cargo procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidade que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve se feito
Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
Quando se fala em gestão de pessoas, não se pode pensar que esta é uma realidade que sempre existiu, não se pensava nas pessoas como sendo o principal ativo de uma organização, não observava os desejos e objetivos dos trabalhadores se estavam sendo realizados, os considerava como máquinas, o que gerava certos problemas, pois estes não se sentiam