Trabalho Desafio Termodinamico
CENTRO DE CIENCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR
QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES HOSPITALARES
APLICAÇÃO DO COBRE COMO AGENTE ANTIMICROBIANO
ITAJAI
29 DE JUNHO DE 2014
RESUMO
A área da medicina requer extremos cuidados com a qualidade dos equipamentos destinados ao atendimento de pacientes para evitar complicações em cirurgias etc. As estruturas, em grande parte dos centros médicos, tem em sua composição o aço inox devido a sua facilidade na limpeza, desinfecção e esterilização de modo a remover a sujidade e contaminação microbiana e resistir à formação e biofilme. Contudo, o cobre, caracterizado como tecnologia emergente, também começa a ser empregado pela sua melhor eficiência e eficácia na eliminação de agentes contaminantes, pois ajuda a reduzir a contaminação microbiana e pode reduzir a incidência de infecções hospitalares.
INTRODUÇÃO
Este projeto visa o emprego do cobre dentro de centros clínicos que exigem alto grau de purificação do ar do ambiente. Sua aplicação está direcionada ao sistema de ventilação (dutos de ar, filtros e reservatórios) de salas de cirurgias para auxiliar na purificação do ar retendo a entrada de micro-organismos e posterior contaminação nas ferramentas de trabalho. O ar ambiente será submetido a um sistema de sucção que enviará para um reservatório para posterior filtragem onde entrará em contato com placas de cobre que sequencialmente será armazenado em outro reservatório. No momento de expelir o ar, ele terá sua temperatura reduzida de modo a ficar inferior a temperatura ambiente para auxiliar o processo de sucção por meio da convecção de fluidos.
.
MOTIVAÇÃO
Para a área médica um dos maiores desafios é garantir a descontaminação total do ambiente em que se realizarão procedimentos cirúrgicos independente do grau de risco. Estudos vêm sendo realizados nesse sentido, em particular a implantação de cobre e ligas de cobre, cujo resultado