Trabalho Denise Homem E Sociedade
Nome do Aluno: Letícia Alice de Oliveira
RA: 20151433
Disciplina: Homem e Sociedade
Curso: Direito 1º B
Período: Noturno
Data de entrega: 20/03/2015
INFORMAÇÕES SOBRE O TEXTO
Título: Notas sobre a história jurídico-social de Pasárgada
Autor: Boaventura de Souza Santos
Ano de publicação: 2014
Editora: Cortez
Escreva abaixo suas considerações sobre o texto em relação à disciplina. O Artigo faz um estudo sociológico sobre as estruturas jurídicas internas de uma favela do Rio de Janeiro com o nome fictício de Pasárgada.
Os primeiros habitantes lá se fixaram em meados da década de 30, quando existia muita terra disponível , cada morador demarcava seu pedaço de terra construindo seu barraco e deixando espaços abertos para cultivo de verduras, etc. O povoamento cresceu, a qualidade das construções melhorou consideravelmente, na década de 40 se tornando comuns conflitos por terras que eram resolvidos pela “lei do mais forte”.
O aumento da violência numa primeira fase de Pasárgada resultou da indisponibilidade de inacessibilidade estrutural ao sistema jurídico brasileiro e por outro lado, a inexistência de mecanismos alternativos de origem comunitária capazes de exercer funções semelhantes as dos mecanismos
oficiais. Quando se pergunta aos moradores mais antigos o motivo de eles não usarem os serviços da policia, eles riem de surpresa e dizem que desde os primórdios da ocupação do morro, a comunidade entendeu que estava numa continua luta com a policia. Antes dos terrenos de Pasárgada passarem para o domínio publico, houve varias tentativas da policia de expulsa-los, assim chamar a policia seria das visibilidade para a comunidade ilegal e crias pretextos para remoções.
Outro fator contribuiu para que a policia fosse vista como inimiga pelos moradores, criminosos, suspeitos, vagabundos, em geral “maus elementos” era a imagem da policia sobre moradores da comunidade, realizando inúmeras invasões repressivas onde aqueles que eram de fato maus.
O