TRABALHO DEFESA DE SOCRATES
PROFESSORA VALÉRIA LIMA BONTEMPO
DIREITO MANHÃ, PRAÇA DA LIBERDADE
LUÍZA MATEUS GIL
A Defesa de Sócrates
1)Qual é a temática central da obra e como ela se estrutura?
A temática central da obra consiste no julgamento de Sócrates e na sua tentativa de defesa perante as acusações que lhe foram feitas. A estrutura da obra é composta pela separação de acontecimentos, caracterizada através de diálogos, ele separa os fatos expondo as acusações que lhe são feitas, os argumentos de sua defesa, a pena e também uma reflexão sobre as suas convicções de vida e morte e sua relação com os deuses.
2) “Cumpre, Atenienses, me defenda, em primeiro lugar, das primeiras aleivosias contra mim e dos primeiros acusadores; depois, das recentes e dos recentes. Com efeito, muitos acusadores tenho junto de vós, há muitos anos, que nada dizem de verdadeiro. A esses tenho mais medo que aos da roda de Ânito, posto que estes também são terríveis.”(DS, p. 6) Considerando essas palavras de Sócrates, quais foram as principais acusações feitas ao referido filósofo?
Sócrates foi acusado de "estudar os fenômenos celestes, investigar tudo que há debaixo do céu e da terra e fazer prevalecer à razão mais fraca”.
Outras acusações foram feitas também a ele: foi acusado de corromper a juventude e de não reconhecer a existência dos deuses do Estado, sendo assim acusado de cultuar novos deuses, Sócrates foi acusado de questionar a moralidade ateniense.
3)Cite pelo menos 4 argumentos usados na defesa de Sócrates.
Os argumentos de Sócrates são caracterizados por argumentos verdadeiros e fundamentados, apresentando a sua sabedoria e expondo a falsidade das acusações, como podemos observar nesses trechos “(...) tampouco falará a verdade quem vos disse que ganho dinheiro lecionando(...)”;“(...) Além disso, os moços que espontaneamente me acompanham e são os que dispõe de mais tempo, os das famílias mais ricas(...)”
Sócrates foi fiel às suas convicções e não renunciou seus