Trabalho decente
É possível o trabalho decente a solução para a pobreza no Brasil. Segunda a fundação Getúlio Vargas, 29% da população brasileira se encontra abaixo da linha da pobreza vivendo com renda inferior a 80 reais/mês. A meta do país é reduzir esse numero consideravelmente ao máximo possível
O trabalho decente é definido através das oportunidades para que homens e mulheres possam ter trabalho produtivo e qualificado em condições de liberdade, de segurança, de equidade e de dignidade humana.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), se instalou no Brasil desde 1950 e esta se mantendo com seus projetos, programas e atividades. Em 2003 foi assinado um documento que busca garantir o fim do trabalho escravo e infantil assim como promover o diálogo social como instrumento de governabilidade democrática. Até 2010 este tema sofreu consultas e deliberações, tornando-o mais eficaz.
Não é em todos os lugares que as empresas oferecem oportunidades de desenvolver o trabalho decente. Onde nos encontramos temos empresas capacitadas que podem participar desse projeto da OIT e também empresas que não tem que não possuem condições para tal projeto. Em empresas com baixas taxas de lucros ou com pouca produtividade acaba não se tornando viável promover o trabalho decente pois assim essas empresas podem até chegar à falência.
A OIT acredita que com o trabalho decente instalado em todas as regiões do país a pobreza e a desigualdade social serão gradativamente reduzidas fazendo assim com que o desenvolvimento sustentável seja introduzido com bastante eficiência.
Diante do que foi visto acima concluímos que podemos contribuir na erradicação da pobreza fazendo com nossas empresas gerem novos empregos melhores com igualdade de oportunidades e tratamentos entre funcionários reduzindo não só a taxa de pobreza do país, mas também a taxa de desemprego o número de pessoas envolvidas no tráfico por