Trabalho decente
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades 5
2.3 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO (Serrana) 5
2.4 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 6
2.5 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE.......6
2.6 ANÁLISE DOS TEXTOS ENCONTRADOS 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Em 1990, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) de trabalho decente, vem com o intuito de promover o acesso ao emprego produtivo na igualdade de oportunidade e nos direitos ao trabalho, na proteção social e na promoção do diálogo social. A OIT foi adotado pelo Brasil 2003 pela agenda nacional teve um grande crescimento econômico com maior elasticidade produto-emprego, acelerou um ritmo de expansão de emprego formal e o aumento do salário mínimo.
Um elemento central e transversal do conceito de trabalho decente é a igualdade de oportunidades e de tratamento e o combate a todas as formas de discriminação de gênero, raça/cor, etnia, idade, orientação sexual, contra pessoas com deficiência, vivendo com HIV e Aids etc.
2 TRABALHO DECENTE
Entende-se por trabalho decente um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
A promoção do trabalho decente no Brasil passou, a ser um compromisso assumido pelo governo brasileiro a partir de junho de 2003, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, assinou o memorando de entendimento que prevê o estabelecimento de um programa especial de cooperação técnica para a promoção de uma Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD).
A Secretaria Geral da República e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) construí uma agenda de plano nacional de trabalho decente para a juventude, esse plano foi desenvolvido pelos ministros e secretarias de estados