TRABALHO DE T C DE LEVANTAMENTO
HÍSTORIA DE PELOTAS Pelotas Cultural
Pelotas dispõe de um grandioso patrimônio cultural, que pode ser comprovado através dos exemplares arquitetônicos e das diversas edificações tombadas ou inventariadas como patrimônio histórico e cultural.
Com a mistura de etnias que caracteriza Pelotas, não é difícil de se compreender a riqueza cultural da cidade. Foi berço e morada de várias personalidades da cultura nacional, como do escritor regionalista João Simões Lopes Neto, de Hipólito José da Costa, do pintor Leopoldo Gotuzzo e de Antônio Caringi.
Pelotas é patrimônio histórico e artístico nacional e patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Seu belo patrimônio cultural arquitetônico, de forte influência européia, é um dos maiores de estilo Eclético do Brasil, em quantidade e qualidade, com 1300 prédios inventariados. No ano de 2006, Pelotas foi eleita, pela Revista Aplauso, como a cidade "Capital da Cultura" do interior do estado.
Entorno da Praça Coronel Pedro Osório
Prefeitura Municipal
Localizaçao: Pça. Cel. Pedro Osório, n°101
Funcionamento: Segunda a Sexta - 12:30 as 18:30
Telefone para informaçoes: (53) 3225 7355
Nao é cobrada taxa para visitaçao.
Um pouco da história
Construçao: 1879 a 1881
O prédio foi inaugurado no ano de 1881, para ser a sede da Câmara Municipal de Pelotas. Em 1879, Leopoldo Antunes Maciel, como presidente da Câmara Municipal, assinou contrato com o construtor Carlos Zanotta para a construçao do edifício. Segundo alguns historiadores, o projeto é de autoria de José Izella Merotte.
O Sobrado é de volume retangular, com porao seguindo as linhas estéticas do Ecletismo Histórico, enriquecido por elementos neoclássicos. Acesso marcado por um pórtico que protege a pequena escada e sustenta a grande sacada. O coroamento do edifício é feito por um frontao curvo e platibanda vazada. Durante sua existencia, foi palco de grandes acontecimentos. Em 1884, foi o local em que foi assinada a Declaraçao de