trabalho de r h
O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade da pessoa, suas percepções do meio ambiente, interações humanas e emoções.
A Motivação é uma das ferramentas básicas para uma boa liderança. Segundo Eliezer Gouveia Motivar é um conceito complexo de se atingir.
Tipos de motivação são:
Necessidades Orgânicas
Outras Motivações Biológicas
Objetivos Secundários
Coerção
Auto-Controle (Fatores externos, Pressão Social e Fatores internos). Necessidades Orgânicas- é a motivação mais fácil de analisar, ao menos superficialmente, é aquele baseado em necessidades fisiológicas óbvias. Incluem a fome, sede e escapar da dor.
Outras Motivações Biológicas- não são requeridas para a sobrevivência imediata do organismo. Essa motivação poderosa para o sexo, cuidado com a prole e agressão: as bases fisiológicas dessa motivação são similares em humanos e em outros animais, mais as complexidades sociais são maiores em humanos(ou talvez nos apenas as entendemos melhor a nossa própria espécie).
Objetivos Secundários- essas necessidades biológicas tendem a gerar emoções mais poderosas. Isso é escrito no modelo de Abraham Maslow, sendo colocadas no sistema de produção, que veremos em breve.
Coerção- onde evitar a dor ou outras conseqüências negativas tem um efeito imediato. Quando a coerção é permanente é considerado escravidão.
Auto-Controle- é crescentemente um subconjunto da inteligência emocional, a pessoas pode ser altamente inteligente de acordo com uma definição mais conservadora. As pessoas são levadas a ação, pelos seguintes fatores:
Fatores Externos (o pai diz ao filho que ele tem que tirar boa nota na escola)
Pressão Social (os funcionários procura progredir