TRABALHO DE VIVENCIA para imprimir
Atualmente a vantagem competitiva sustentável é um dos principais fatores para o sucesso das empresas, sendo sinônimo de competitividade, do mercado com várias mudanças o que gera um grande desafio aos gestores, em especial a área de gestão de pessoas, na busca de ferramentas estratégicas para o atendimento das necessidades do mercado corporativo o que exige a otimização do capital humano bem como a permanência deste na empresa PGV. Segundo Araújo (2006, p 3), os processos de admissão e demissão eram conduzidos pela própria chefia de pessoal dada a importância legal de que se revestia a contratação ou, muito mais importante, dados os procedimentos de desligamento. De qualquer maneira o controle legal-trabalhista exigia da chefia um profundo conhecimento das leis trabalhistas, daí o fato que os recursos humanos ou na época departamento pessoal eram constituídos por advogados ou bacharéis em direito e assim foi até o final da década de 70.
A Disciplina Gestão de Pessoas tem como proposta abordar os conceitos e teorias de valorização das pessoas no ambiente corporativo. Nesse sentido, a criação e prática de estratégias são critérios conclusivos para o sucesso das organizações. A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores.
Evolução, segundo Michaellis (2002, p. 329) significa progresso, transformação lenta e progressiva de uma ideia, fato, ação, etc. E para tanto, é de importância considerável trazer a evolução da área de Recursos Humanos para os dias atuais buscando entender sua trajetória ao longo dos anos.
Pode-se