TRABALHO DE violação de direitos humanos
Ayaan Hirsi Ali (2008, p. 11) identificou os três principais elementos do islã. O primeiro deles é que a relação de um muçulmano com Deus se rege pelo medo, ou seja, o muçulmano possui uma concepção absoluta da divindade, na qual o Deus exige submissão total, havendo recompensa para aquele que cumpre estritamente suas regras, e punição para aquele que as transgride.
O segundo elemento é que o islão somente reconhece uma autoridade moral: o profeta Maomé, o qual é considerado o mais perfeito dos homens, e cuja vida deve ser seguida de exemplo. O que está escrito no Alcorão são as palavras de Deus ditas a Maomé, e os milhares de hadith (registros de ditos, feitos e conselhos de Maomé, conservados em grossos volumes) dizem aos muçulmanos exatamente como se esperava que um muçulmano vivesse no século VII.
Por fim, o terceiro elemento é que o islã é fortemente dominado por uma moral sexual derivada de valores tribais árabes, as quais vigiam quando o profeta recebeu suas instruções de Alá; uma cultura na qual as mulheres eram propriedades de seus pais, irmãos, tios, avôs ou tutores, e em que a essência de uma mulher reduz-se a seu hímen. O seu véu serve para lembrar constantemente ao mundo externo dessa moral que faz dos homens proprietários das mulheres, e obrigando que suas mulheres tenham contatos sexuais. Torna-se uma ofensa quando uma mulher olha para um homem, roça seu braço, ou aperta sua mão. A honra e reputação de um homem e de toda a família dependem inteiramente do comportamento respeitável e obediente das