trabalho de vibrações (mecânica)
1- Estudo das vibrações 1
2- Controles dos fenômenos vibratórios 2
3- Analise de vibrações 2
3.1- Defeitos Diagnosticáveis por Análise de Vibração: 8
3.2- Principais consequências das vibrações: 8
4- Efeitos da vibração em equipamentos 9
4.1 Durabilidade 10
4.2 Segurança 10
4.3 Qualidade 10
4.4 Competitividade 10
1- Estudo das vibrações
O estudo das vibrações tem uma importância fundamental para a engenharia moderna. A análise das vibrações em máquinas e equipamentos permite-nos conhecê-los, melhorá-los e ganharmos muito em qualidade, desenvolvimento, etc...
O investimento em manutenção preditiva tem um retorno muito grande para as empresas. A implantação de sistemas preditivos não só reduz o custo de manutenção, mas também faz com que os técnicos e engenheiros melhorem seus conhecimentos e, automaticamente passem a definir que melhorias devem ser introduzidas nas máquinas de modo que estas se tornem de alta confiabilidade e robustez ao desgaste, ou seja, “Engenharia de Manutenção”. A manutenção preditiva por análise de vibrações é hoje uma técnica bastante desenvolvida. Com o surgimento dos coletores analisadores de dados digitais mais os programas de gerenciamento, o potencial de uma equipe de manutenção aumentou consideravelmente em termos de controle das máquinas.
Algumas máquinas necessitam de vibrações, como alguns transportadores, peneiras vibratórias, etc... Porém quase na sua totalidade, máquinas, equipamentos, estruturas e o próprio ser humano não se adaptam em ambientes vibratórios.
Quando se coloca em marcha uma máquina nova, espera-se que esta tenha vida longa e isenta de problemas. Mas deficiência de projetos, erros de especificação, fabricação, transporte, instalação, operação e manutenção nos conduz a máquinas pouco confiáveis.
A análise de vibrações é uma ferramenta poderosa no trato destes problemas. Isto porque podemos verificar, por exemplo, a qualidade de manutenção numa troca de rolamentos,