Trabalho de Técnicas Organizacionais
O 5S ou Housekeeping (conservação da casa) é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar é em organizações é voltado para a mobilização dos funcionários através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
SEIRI - Organização, liberação da área Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho. Seu conceito é a utilidade, porém, com cuidado com o que vai ser descartado para que não se perca informações ou documentos importantes.
Como por exemplo:
IDENTIFICAÇÃO
PROVIDÊNCIAS
Se é usado toda hora
Colocar no próprio local de trabalho
Se é usado todo dia
Colocar próximo ao local de trabalho
Se é usado toda semana
Colocar no almoxarifado, etc
Se não é necessário
Descartar, disponibilizar As principais vantagens do Seiri são: conseguir liberação de espaço; eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso; eliminar dados de controle ultrapassados; eliminar itens fora de uso e sucata; diminuir risco de acidentes. Para a execução do Seiri devem ser definidas e instaladas áreas de descarte. Essas áreas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "áreas de bagunça". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais para recuperação, alienação, almoxarifado, materiais para outros órgãos, reciclagem ou para lixo ou sucata). A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.
SEITON - Ordem, arrumação. Atividade para arrumar o que sobra depois do Seiri.