Trabalho de Técnicas de Negociação
Hortência Costa. RA
Verediane Maciel. RA:
Natalia Silva. RA:
Rubens Oliveira. RA:
Ricardo Freitas. RA:
Anderson Barbosa. RA:
Jesse Luz. RA:
INTRODUÇÃO
No século 21, saber negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional e pessoal bem-sucedida. De acordo com Martinelli (2009, p.15), “a negociação é um conceito em contínua formação, o qual esta amplamente relacionada com a satisfação de ambos os lados”.
Este tipo de conceito de negociação que Martinelli prega é sistêmico. Mas para entender melhor esse tipo de enfoque é necessário primeiramente compreender o conceito básico que trata negociação como aplicação de ideias em conflitos de interesses
Nas paginas a seguir discutiremos este conceito sob o enfoque sistêmico.
O CONCEITO
A abordagem sistêmica é definida como um sistema composto por um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizada de maneira a produzir um todo unificado. Aplicar esta abordagem sob o processo de negociação é considerar suas entradas, transformações e saídas. Este enfoque é diferente do conceito tradicional de negociação visto na maioria dos dicionários, que buscam definir negociação apenas como uma ação e não como um processo.
Aplicar esta abordagem na negociação é considerar suas entradas, seu processo, suas saídas, os fatores externos e as variáveis básicas da negociação. Um fator externo é aquilo que esta fora do controle em uma negociação, como por exemplo o ambiente.
As entradas (inputs) de um processo de negociação sob um enfoque sistêmico leva em consideração as diferenças individuais, os valores pessoais, os interesses comuns, o relacionamento humano, a participação no processo, o uso da informação e do poder, a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade. Estas entradas podem ser positivas ou negativas, tudo depende da forma utilizada e do contexto. Além de tempo, duas