Trabalho de Tuberculose
De
Tuberculose
Livia Fenandes Pinheiro
Prof: Natalia
ESCOLA: iMPACTO/mODULO - 1
Juiz De Fora 26/06/2014
Introdução
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acompanha o homem desde os tempos Pré-Históricos, sendo que apenas no século XIX foi descoberto seu bacilo causador, e apenas no século XX conseguiram-se grandes avanços no tratamento desta moléstia.
A redução, tanto na morbidade quanto na mortalidade, depende do tempo em que a epidemia começou na população e como esta se deslocou sobre a curva epidêmica das taxas de morbidade e mortalidade de Grigg.
A epidemia de AIDS está modificando o quadro da tuberculose atualmente, aumentando tanto sua incidência em adultos jovens quanto sua morbimortalidade, O coeficiente de mortalidade por Tuberculose vem apresentando queda e também os números de doentes e de infectados estão diminuindo de tal modo que, nos países desenvolvidos, o risco de infecção tuberculosa, que é considerado o melhor indicador, tem declínio de 11 a 13% ao ano, reduzindo dessa maneira, o problema da doença à metade do seu valor a cada cinco a sete anos.
O risco de infecção no Brasil foi estimado em 0,8% no ano de 1995, risco maior que o encontrado em países desenvolvidos, que é igual ou inferior a 0,1%.
Tuberculose;
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria, que pode acometer vários órgãos diferentes, sendo a tuberculose pulmonar sua principal forma.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosos, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria.
A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc. A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o