Trabalho De TSE
1- Quais são os referenciais históricos do behaviorismo?
Todas as ciências (astronomia, física, química, biologia...) tiveram sua origem na filosofia e eventualmente se separam dela.
2- O que o behaviorismo argumenta sobre o “livre arbítrio”.
Para o Behaviorismo as ações são julgadas pela nossa hereditariedade e pela nossa história de vida, por isso ela afirma que o livre-arbítrio é algo utópico.
Os filósofos chamam de “livre-arbítrio libertário” a idéia de que a escolha pode ser independente de eventos passados. Os críticos do determinismo argumentam que a crença no livre-arbítrio é necessária à preservação da democracia e moralidade na sociedade. Os behavioristas argumentam que provavelmente o oposto é que é verdadeira, uma abordagem comportamental de problemas sociais pode aperfeiçoas a democracia e favorecer o comportamento ético.
3- Diferencie realismo de pragmatismo.
Realismo - Sustenta que há um mundo fora de nós e que esse mundo externo dá origem a experiências internas em cada um de nós. O mundo externo é considerado objetivo, enquanto o mundo da experiência interna é considerado subjetivo. Para o realista nossa aproximação com a verdade lenta e incerta por que não podemos estuda lá pela sua inacessibilidade.
Pragmatismo - Não faz nenhuma suposição sobre o mundo real externo, indiretamente conhecido, concentra-se na tarefa de compreender nossas experiências.
O realismo representa ai idéia de que há um mundo real fora do sujeito, relata o que acontece no momento atual. O pragmatismo não se interessa pela diferença entre a descrição e a explicação, é objetivo e prático.
4- Diferencie basicamente behaviorismo metodológico de behaviorismo radical.
Para o behaviorista metodológico, a evidência de que vejo vocês é que os outros vêem vocês. A evidência que vocês existem é que outros vêem vocês. A existência do mundo e do comportamento, a natureza do conhecimento que tenho deles é a experiência partilhada. Para o behaviorista radical, a