Trabalho De Trombose Patologia
Trombose
A hesmotasia normal é uma consequencia de um processo altamente regulado que mantem o sangue em um estado liquido nos vasos normais, mas tambem permite a formação rapida de um tampão hemostatico no local de uma lesão vascular. A contraparte patológica da hemostasia é a trombose, que envolve formação de um coágulo sanguineo(trombo). O trombo é um coágulo de sangue que se forma dentro de uma veia, arteria,capilar ou orgão e obstrui total ou parcialmente a passagem do sangue. Quando ele se solta e caminha pela corrente sanguinea, recebe o nome de êmbolo A hemostasia e a trombose envolvem tres componentes: a parte vascular, as plaquetas e a cascata de coagulação. A discussão será iniciada com a via da hemostasia normal e de que forma ela é regulada. - O que pode ocasionar a formação do trombo?
O trombo pode ser formado por três fatores:
1) Lesão nas veias, arteria, capilares ou orgãos como as que ocorrem durante as cirurgias;
2) Estase sanguínea, ou seja, o sangue fica “parado” ou circulando muito lentamente. Isso ocorre, por exemplo, nas pessoas que permanecem muito tempo paradas (durante uma viagem longa de avião ou durante uma internação);
3) Aumento da tendência do sangue à coagulação. Pode ser uma condição adquirida, por exemplo, por uso de anticoncepcional e tabagismo, mas pode ser secundária a uma herança genética, fazendo com que, na família, haja vários casos de doença causada por trombos.
Fatores de risco:
Gerais
-Idade
-Sexo
-Dias de internação
Clínicos
-Insuficiência cardíaca
-Doença pulmonar obstrutiva crônica
-Insuficiência renal
-Insuficiência hepática
-Acidente vascular cerebral
-Diabetes melito
-Síndrome nefrótica
-Infarto agudo do miocárdio
-Arritmia
-Doença inflamatória dos cólons
-Imobilização
-Obesidade
-Doença auto-imune
-Desidratação
-Varizes (CEAP)
-Insuficiência arterial
-Trombose venosa profunda prévia
-Infecção
-Neoplasia